sábado, 1 de janeiro de 2011

11- Antigo Carro Leito de madeira PD-8 com corredor central _ E.F.Central do Brasil

Planta original do veículo, provavelmente, procedente do caderno de plantas de veículos ferroviários de Flávio Francesconi Lage ex-Superintendente da RFFSA em Belo Horizonte - MG.





Foto-desenho de autoria de Hélio dos Santos Pessoa Júnior.

Este antigo Carro Leito (Dormitório) de madeira, com corredor central, da E.F.Central do Brasil, esteve, por longos quarenta anos, no anonimato da história ferroviária, perdido na longa noite dos tempos e da própria memória ferroviária.

Finalmente, uma representação, até o presente momento, a mais fiel possível, do antigo, misterioso e tradicional Carro Leito em madeira, para passageiros da Estrada de Ferro Central do Brasil. Este Carro Leito virou uma verdadeira lenda, para aqueles que conheceram e acompanharam a evolução da história das grandes ferrovias que marcaram época no Brasil, as ferrovias que foram as grandes pioneiras no desenvolvimento econômico do país, das cidades e da sociedade, como é o caso da grandiosa E.F.Central do Brasil.

A história deste carro, segundo a planta original do próprio veículo, (acima) teve início no ano de 1957 nas oficinas da E.F.Central do Brasil - IFL-2 no Horto Florestal, em Belo Horizonte - MG, coincidentemente, o ano no qual a RFFSA fora fundada. Este carro tinha excelência em serviços prestados, guardava a tradição sobre trilhos e foi construído em bitola métrica (1,00 m) para integrar, com toda a certeza, a composição do antigo Trem do Sertão, formado, na ocasião, por carros igualmente em madeira e locomotiva a vapor, na Lendária Linha do Centro em bitola métrica, da EFCB, lembrando que a linha mais importante e mais extensa em bitola métrica, era a Linha do Centro, de Belo Horizonte a Monte Azul. Portanto, é mais do que lógico e coerente com a razão supor que este Leito da Central fora construído para integrar a composição do antigo Trem do Sertão.

Uma curiosidade, este carro tinha o corredor central e leitos (beliches) longitudinais de um lado e do outro do carro e os "quartos" (6 de cada lado) fechados com luxuosas cortinas de cetin, formando, ao todo, 24 leitos, ou seja, capacidade total para 24 passageiros. Devido a um antigo acordo da Companhia Vale do Rio Doce com a Estrada de Ferro Central do Brasil, um antiquíssimo carro leito muito parecido com este do desenho (infelizmente não há esperanças de se resgatar sua memória histórica) também integrou a composição dos trens de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas que, desde 1939, e principalmente nos anos de 1950, explorava o antigo ramal de Nova Era - MG. Este carro leito do desenho acima e um outro idêntico, de inscrição PD-9, levavam os passageiros de Belo Horizonte - MG, até à cidade de Governador Valadares - MG, passando antes por Nova Era - MG, com a famosa baldeação de passageiros, do antigo trem noturno NF-1 da E. F. Central do Brasil para o também trem noturno da E. F. Vitória a Minas, tanto na ida, quanto na volta. Agora, a sua história está sendo, aos poucos, resgatada, para que futuras gerações possam conhecer algo sobre um tempo verdadeiramente poético, romântico, sonhador e que demandava verdadeira qualidade de vida.













Quanto ao antiquíssimo Carro Leito de madeira, vale lembrar que ele é anterior aos PD-8 e PD-9, uma vez que estes últimos foram fabricados em 1957. O antigo e misterioso Carro Leito de madeira que serviu no Vitória a Minas, de 1939 à 1956 está completamente no anonimato, tendo sua memória histórica perdida para sempre, na noite dos tempos, no escuro reverso e no abismo do tempo! Bem, pelo menos até o dia de hoje, 21/05/2013 é assim.
 


Hélio dos Santos Pessoa Júnior
15/10/2010



Um comentário:

  1. Parabéns pela pesquisa e levantamento histórico. São trabalhos desse tipo que fazem o que resta de informação não se perder... Uma pena que neste país a cultura e a história não são valorizados. Abraços !!!

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