terça-feira, 4 de janeiro de 2011

12- Noturno Mineiro - Um Noturno para Belo Horizonte


O ano é 1920, no qual a bitola larga (1,60m) chegou à Belo Horizonte, partindo da estação de Joaquim Murtinho, pelo ramal do Paraopeba. Nesta ocasião, o Rei Alberto da Bélgica, em visita especial ao Brasil, veio, do Rio de Janeiro à Belo Horizonte, num trem especial, formado por luxuosos Carros Administração e Dormitórios, para as festividades da comemoração da chegada da bitola larga à capital mineira.

A E.F.Central do Brasil mantinha a tradição de seus formidáveis carros de madeira para passageiros, muitos deles construídos nas oficinas do Norte, Trajano de Medeiros no Rio de Janeiro, São Diogo, Valença e outros ainda, pela LINK NORMAN.
Por essa época, fora formado um trem de passageiros que ficou conhecido na história como Noturno Mineiro, cujo percurso era do Rio de Janeiro à Belo Horizonte. O Noturno Mineiro, obviamente, possuia Carro Dormitório e Carro Restaurante em sua composição completa. Alguns anos mais tarde, em 1929, paralelamente a isto, a E.F.Central do Brasil encomendou os primeiros carros de aço carbono à American Car and Foundry - ACF, para formar o Trem Cruzeiro do Sul, cujo percurso era do Rio de Janeiro à São Paulo.

Pouco se sabe a respeito dos carros de madeira que formavam o antigo Noturno Mineiro, porém, existem algumas raras plantas desses veículos, às quais, seguem algumas, abaixo.


Carro Administração em madeira, bitola 1,60m série O - Noturno Mineiro, construído pela E.F.C.B. nas Oficinas do Norte em 1910.




Carro Restaurante em madeira R-104, bitola de 1,60m, construído pela Metropolitan Car em 1911.



Carro 1ª classe em madeira P-118, bitola de 1,60m, construído nas Oficinas IFL-1

Todas as plantas acima me foram enviadas por Reinaldo Beato, Tesoureiro-Sócio da ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE FERREOMODELISMO, situada à rua Sapucaí no bairro Floresta, em Belo Horizonte - MG.


O trem de passageiros conhecido como Noturno Mineiro, tinha como prefixos N-1 e N-2, respectivamente. O N-1 partia do Rio de Janeiro para Belo Horizonte e o N-2, de Belo Horizonte para o Rio de Janeiro. Havia, ainda, o chamado Rápido Mineiro, cujos prefixos eram R-1 e R-2 respectivamente, sendo que o R-1 partia do Rio para Belo Horizonte e o R-2, de de Belo Horizonte para o Rio.

Havia, ainda, os trens de prefixo R-3 e R-4, que faziam o percurso de Belo Horizonte - MG à São Paulo - SP, através do ramal de São Paulo, em Barra do Piraí - RJ. O R-4 partia de Belo Horizonte para São Paulo e ao chegar em Juíz de Fora - MG, às 21h:00m, recebia Carros Dormitórios em sua composição e mudava seu prefixo para RP-3, de Barra do Piraí à São Paulo. Já o RP-4, partia de São Paulo para Belo Horizonte com sua composição completa, com Carros Dormitórios e Restaurante e, ao chegar em Barra do Piraí, mudava seu prefixo para R-3 e, ao chegar em Juiz de Fora, os Dormitórios eram desengatados da composição, que seguia, no entanto, com o Carro Restaurante e os demais carros.

Nos anos 50, com a extinção do Trem Cruzeiro do Sul, seus carros ACF passaram a integrar a composição do Noturno Mineiro (N-1 e N-2) e do Rápido Mineiro (R-1 e R-2), conferindo Luxo e glamour ao Noturno Mineiro, com os dormitórios da ACF.

Eis, abaixo, fotos e plantas dos carros da ACF, Cruzeiro do Sul, que passaram a integrar a composição do Noturno Mineiro a partir dos anos 50:




Noturno Mineiro na Estação Dom Pedro II no Rio de Janeiro - RJ, preparando sua partida para Belo Horizonte - MG, foto de autoria de Leonardo Bloomfield.




Carro Dormitório-cabine ACF
Foto enviada por José Emílio de Castro H. Buzelin





Carro Dormitório-cabine ACF - Cruzeiro do Sul
Foto de autoria de José Emílio Buzelin, editada no site: http://www.railbuss.com.br



Leonardo Bloomfield no interior da cabine do Carro Dormitório ACF do Noturno Mineiro N-2, de Belo Horizonte ao Rio de Janeiro, nos anos 50.

Foto de autoria e acervo de Leonardo Bloomfield, editada no site: http://www.estacoesferroviarias.com.br

URL da foto: http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp_3/cruzeirosul.htm


Depoimento de Leonardo Bloomfield

"Anos 50, anos dourados, esta cabine era transversal ao carro, e não era a de n° 17/18, central e longitudinal ao carro, que eu mais gostava. Havia uma só desse tipo nos carros do "Cruzeiro do Sul". Sempre que possível, viajava nela. Aqui, nesta viagem, eu chegava de Belo Horizonte com o carro acoplado à composição do N-2".


Planta do Carro Dormitório DC-301 ACF, do Noturno Mineiro (ex- Cruzeiro do Sul).


Fotografia de autoria de Guido Motta - Acervo da SOCIEDADE DE PESQUISA PARA MEMÓRIA DO TREM, editada no blog Almanaque Geral Ferroviário, de José Emílio de Castro H. Buzelin

URL: http://almanaquedarffsa.blogspot.com/2010/01/rffsa-volume-iii-capitulo-15.html

Local da foto: Oficinas de São Diogo - RJ





Interior do Carro Restaurante ACF R-201 do Noturno Mineiro (ex-Cruzeiro do Sul).
Foto de acervo da REVISTA FERROVIÁRIA, editada no site de Ralph Mennucci http://www.estacoesferroviarias.com.br

URL da foto: http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_sp_3/cruzeirosul.htm


Carro Restaurante ACF R-201 ex- Cruzeiro do Sul

Fotos enviadas por Reinaldo Beato, da ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE FERREOMODELISMO.


As fotos em cores, acima, representam os carros do extinto Trem Cruzeiro do Sul, mas
LEMBREM-SE: após a extinção do Cruzeiro do Sul, seus carros passaram a integrar a composição do Noturno Mineiro.


Para aqueles que, por ventura acreditam que os carros de madeira do antigo Noturno Mineiro não conferiam luxo, conforto e glamour à composição, observem com muita atenção as fotos abaixo:

Foto de autoria de Eliezer Poubel Magliano, fotografada nas oficinas do Horto Florestal em Belo Horizonte - MG em julho de 2004. A foto me fora enviada por Paulo Roberto de Oliveira Cerezzo, ex-gerente da General Elétric em Contagem - MG

Convém lembrar que este Carro Administração em madeira é um veículo de bitola larga (1,60m), o que condiz exatamente com a realidade do Noturno Mineiro, também de bitola larga. O veículo acima, está na fase RFFSA, mas fora construído pela E.F.Central do Brasil provavelmente nas Oficinas do Norte.

Vejam, agora, o interior deste magnífico Carro Administração, na foto abaixo:

Foto de autor não identificado, enviada por Paulo Roberto de Oliveira Cerezzo.

Então, antes mesmo de se pensar que o luxo, o conforto e o glamour eram conferidos apenas pelos carros de aço, é bom lembrar que a Central do Brasil não brincava em serviço, com seus luxuosos, confortáveis e requintados carros de madeira!




Abaixo, o horário do Rápido Mineiro R-1, do Rio de Janeiro à Belo Horizonte



Guia Levi de 1962 contendo o horário do Rápido Mineiro R-1. Acervo de Ralph Mennucci, editado no seu site: http://www.estacoesferroviarias.com.br

URL da foto: http://www.estacoesferroviarias.com.br/trens_mg/veracruz.htm




Guia Levi de 1948 contendo o horário do Noturno Mineiro N-1. Acervo de Ralph Mennucci, editado no seu site: http://www.estacoesferroviarias.com.br

URL da foto: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_mg_linhacentro/alfvasconcelos.htm


Por questões de pouca visibilidade do Guia Levi acima, achei por bem postar os horários manualmente, abaixo, para melhor conhecimento dos leitores.


Horário do Noturno Mineiro prefixo N-1, partida da Estação D.Pedro II no Rio de Janeiro - RJ (1948).

  • D. Pedro II (Rio de Janeiro - RJ - Part. 18h:30m;
  • Japerí - Cheg. 19h:43m / Part. 19h:49m;
  • Jeruaba - 20h:29m;
  • Barra do Piraí - Cheg. 21h:09m / Part. 21h:15m (entrada de Carro Leito em serviço);
  • Barão de Vassouras - Cheg. 21h:40m / Part. 21h:42m;
  • Desengano - Cheg. 21h:47m / Part. 21h:52m;
  • Paraíba do Sul - 23h:01m;
  • Três Rios - Cheg. 23h:13m / Part. 23h:19m;
  • Afonso Arinos - Cheg. 00h:05m / Part. 00h:09m;
  • Matias Barbosa - 00h:46m;
  • Juiz de Fora - Cheg. 01h:18m / Part. 01h:28m;
  • Mariano Procópio - 01h:30m;
  • Bemfica - Cheg. 01h:49m / Part. 01h:51m;
  • Sérgio de Macedo - 02h:34m;
  • Santos Dumont - Cheg. 02h:44m / Part. 02h:51m;
  • Sítio (Atual Antônio Carlos) - 03h:51m;
  • Barbacena - Cheg. 04h:11 / Part. 04h:17m;
  • Carandaí - 05h:14m;
  • Conselheiro Lafaiete - Cheg. 06h:06m / Part. 06h:13m;
  • Congonhas do Campo - 06h:45m;
  • Camapuan - 07h:10m;
  • Belo Vale - 07h:42m;
  • Marinhos - 08h:16m;
  • Brumadinho - 08h:51m;
  • Belo Horizonte - Cheg. 10h:20m.


Este é o horário do Noturno Mineiro prefixo N-1, de acordo com o Guia Levi de 1948 (acima).
Ainda não encontrei o horário do N-2, mas se acaso o encontrar, o postarei aqui, com certeza.

3 comentários:

  1. Quem diria que um país como o Brasil já teve trens assim ... É quase surreal! Infelizmente, enquanto vários outros governos investem e modernizam sua malha ferroviária, o Brasil destrói esse patrimônio, desativando ramais "anti-econômicos" e abrindo perigosas estradas... Parabéns pelas postagens!!!!!!!

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  2. Parabéns pela pesquisa e levantamento histórico. São trabalhos desse tipo que fazem o que resta de informação não se perder... Uma pena que neste país a cultura e a história não são valorizados. Abraços !!!

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